quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CPAD LIÇÃO 2 – LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE

JOVENS E ADULTOS – CPAD
4º Trimestre 2011
Tema: Neemias – Integridade e coragem em tempos de crise
Comentarista: Elinaldo Renovato


LIÇÃO 2 – LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE


Texto Bíblico: Neemias 2.11-18.


Texto Áureo:
“Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém” (Ne 2.20 – ARC).


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Descrever as principais características da liderança de Neemias.
Compreender os aspectos gerais da liderança de Neemias.
Saber que Neemias possuía um plano bem elaborado para reconstruir Jerusalém.


INTRODUÇÃO
Segundo o relato de alguns estudiosos, um copeiro que desempenhava o serviço a Artaxerxs I, tinha responsabilidades que iam além da alimentação. Como tinha acesso direto ao rei, os copeiros gozavam de sua total confiança de modo a tornarem-se até mesmo seus confidentes. E por essa razão o oficio de copeiro podia ser combinado com outras importantes funções como: chanceler, responsável pela administração, encaminhar e selecionar pessoas para audiências com o rei, etc.

Neemias com certeza não somente gozava da total confiança do rei Artaxerxes, como demonstra possuir capacidade nata para administração, pois ao lermos o cap. 2.1-10 vemos que ao empreender a viagem para Jerusalém, Neemias não somente formulou um pedido oficial de ajuda como apresentou um plano para a reconstrução, pois já levou autorização para passagem bem como que o guarda da floresta fornecesse madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade, e para a casa onde iria morar (v.8). como um bom administrador Neemias planejava e elaborava com precisão as tarefas a serem executadas.


I. AS CARACTERISTICAS DE LIDERANÇA DE NEEMIAS
Neemias orou pelo sucesso de seu empreendimento, não apenas pedindo forças para lidar os problemas, contudo o sucesso pelo qual ele orou, não incluía vantagem pessoal, posição ou aclamação publico (como muitos fazem) – ele pediu pela obra de Deus por isso teve vitória.

Quatro meses depois, já no início da primavera, Neemias teve sua oportunidade de agir. O rei Artaxerxes percebeu a tristeza de seu copeiro, e perguntou o motivo.(2.1,2) Neemias explicou a sua preocupação com o povo em Jerusalém. Quando o rei ofereceu ajuda, Neemias orou (2.4) a Deus e fez seus pedidos ao rei:

o Licença para ir a Jerusalém para reedificar a cidade,
o Cartas para assegurar sua passagem pelas províncias no caminho,
o Autorização para o uso de madeiras da floresta na construção.

Pela bondade de Deus, o rei deu tudo que Neemias pediu, e este partiu para Jerusalém.
Porém, a grande função ocupada por Neemias foi a de governador por um tempo limitado (2.6,9; 3.7).

I. 1. Desafios para a administração de Neemias
O líder precisa primeiro entender os problemas antes de propor as soluções.vejamos os problemas enfrentados por Neemias:

Contexto social
Havia injustiça e exploração entre os próprios judeus (Ne 5.1-13):
1. Crescia a desigualdade entre as famílias;
2. Aumentava o desejo de lucro pessoal;
3. A volúpia do lucro também contaminava os sacerdotes.
4. O cenário de Jerusalém era desolador: miséria, humilhação, muralhas em ruínas, portas incendiadas.

Contexto religioso
O povo está confuso. A Pérsia imprimiu um novo ritmo administrativo e cultural: os valores religiosos dos judeus estão sendo questionados. A prática comercial dos persas prejudica a reconstrução e formação sócio-cultural do povo judeu. Por outro lado, há um conflito entre o povo da terra (os que não foram para o exílio) e os exilados que retornaram da Babilônia. Por isso entre o povo, havia falta de identidade de fé:
1. Assimilação de outras práticas religiosas;
2. Dificuldades com os casamentos mistos;
3. Alianças por interesses econômicos;
4. Radicalismos na prática religiosa:

Havia grandes desafios a serem vencidos, afim de que o povo fosse novamente reorganizado como nação, mas Neemias sabia que Aquele que o chamou e o trouxe até ali, o capacitaria para terminar a obra, desde que ele não se esmorecesse.


II. É HORA DE RECONSTRUIR

II. 1. A Vistoria da Obra (2.11-16)
Neemias chegou em Jerusalém sem fanfarra, ou seja, sem alarde, sem pompas, e esperou três dias antes de começar o seu trabalho.

O compromisso de Neemias pode ser notado em dois níveis diferente:
a) o compromisso vertical (com Deus- 2.12-18a)
De um lado podemos observar o quanto Neemias valorizava os encontros secretos com Deus sem fazer alarde ou propaganda para chamar à atenção sobre sua espiritualidade, do outro lado, a clareza com que Neemias percebe sua relação com Deus como aquele que “estivera” sempre com ele V.18a.

b) O compromisso horizontal (com os outros - 2.1-3,10)
Por outro lado, esse compromisso com Deus só encontra sentido para Neemias, na medida que serve para ajudar seus irmãos e concidadãos. A tarefa de liderar não era apenas um ato de cidadania, mas, sobretudo, o resultado do seu encontro com o Deus que sempre está atento ao clamor do seu povo (1.11), para levantar alguém que o possa liderar.

Ele saiu de noite, levando poucos homens, sem anunciar o seu propósito. Naquela noite, Neemias percorreu a cidade de Jerusalém, fazendo vistoria das muralhas. Antes de dar alguma orientação ao povo, ele precisava entender a situação. Ele não falou nada a ninguém... foi pessoalmente olhar o que estava acontecendo – ao invés de criticar os que lá estavam, foi ver os problemas.

E então depois de colher cuidadosamente as informações, considerou a situação e somente então apresentou um estratégia realista e coerente com a situação. Sigamos o exemplo de Neemias – antes de esboçar algo sobre alguma questão que venham te dizer – verifique, sem comentários, sem disse-me-disse.
Os problemas não se resolveram com comentários ou tediosas reuniões, mas com oração, desprendimento, ação e perseverança diante de Deus.


II. 2. O Apelo ao Povo (2.17-18)
Depois de terminar sua vistoria, Neemias falou com o povo e fez seus apelos.
“Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio. Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.”

Ele falou sobre:
o O problema – a miséria do povo,
o A necessidade de agir para resolver o problema, e
o A dependência em Deus para alcançar a solução.

Para resolver qualquer problema espiritual, precisamos considerar as mesmas três coisas. A renovação espiritual frequentemente começa com a visão de uma pessoa. Deus levantou Neemias, e lhe dirigiu – ele compartilhou com entusiasmo e inspirou os lideres e o povo de Jerusalém a reconstruírem os muros.

Porque era tão importante reconstruir os muros? Resposta: Sem os muros não se havia separação dos inimigos, com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam, seu paganismo, sua idolatria continuavam dentro dos muros de Jerusalém, Neemias então diz: “edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha.” (2.17).

Um líder deve ter clareza em suas palavras, ser transparente. Agindo assim com certeza terá resposta positiva aos apelos que fizer, pois seus liderados terão confiança em suas palavras.


CONCLUSÃO
O trabalho bem-sucedido no reino de Deus depende da nossa disposição e cooperação. Neemias não pretendeu fazer a obra sozinho. Precisou da cooperação do povo para edificar as muralhas. Os judeus se mostraram dispostos e começaram os seus preparativos para o trabalho de construção.

Hoje vivemos dias de grande individualismo dentro de nossas igrejas – onde cada qual quer fazer o que “acha” – oremos para que o SENHOR tire isso de nosso meio.
Como Igreja, somos um corpo – somos membros (órgãos) uns dos outros – e como tal não podemos viver para nós mesmo porque somos o Corpo de Cristo.
Não sejamos assim.



FONTES CONSULTADAS
•Revista Ensinador Cristão – Ano 12 – Nº 48 - 2011 – CPAD
•Dicionário VINE – Editora CPAD – 3ª Edição/2003
•Léxico de Strong – Bíblia Online – Sociedade Bíblica do Brasil
•Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã – Editora Vida Nova – Edição 2009
•Richards, Lawrence O. – Guia do Leitor da Bíblia – Editora CPAD
•Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
•Bíblia de Jerusalém – Editora Paulus – Nova Edição revista e ampliada - 2002
•Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
•Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – editora CPAD – Edição 2004
•Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002
•Zuck , Roy B. - A Teologia do Antigo Testamento
•Tünnermann, Rudi – As reformas de Neemias: a reconstruçao de Jerusalém e a reorganização de Judá. Editora Sinodal, São Paulo/SP, 2011



Colaboração para EBDnet – Profª Jaciara da Silva – jaciara.dasilva@ebdnet.com.br www.ebdnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário