segunda-feira, 22 de agosto de 2011

HONESTIDADE A TODA PROVA

Texto Bíblico em estudo: Fp 4.8; 1 Pe 2.12.

Introdução
Os cristãos devem fixar sua mente nas coisas verdadeiras, puras, justas e honestas.
Seu viver deve refletir a imagem de Deus, com santidade e temor.
Essa é a condição prévia para experimentarmos a paz de Deus (Fp 4.9).

O resultado de fixar nossas mentes nas coisas que do mundo será a perda da alegria, d a presença intima e da paz de Deus.
Devemos viver de forma que os que ainda não conhecem a Deus, dêem gloria a Deus por nossa vida ser justa e honesta.


Honestidade
Definição:
Segundo o dicionário Aurélio século XXI:
[De honesto + -(i)dade.]
S.f.
1. Qualidade ou caráter de honesto; honradez, dignidade.
2. Probidade, decoro, decência.
3. Castidade; pureza; virtude.

O dicionário Houaiss, nos traz mais esclarecimentos:
Honestidade - {verbete}

Acepções
■ substantivo feminino
1. Qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos
2. Característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível; castidade

Etimologia- honesto + -i- + -dade; ver honest-; f.hist. sXIV onestidade

Sinônimos
- ver sinonímia de castidade; ver antonímia de ardil e indecência
Antônimos
- desonestidade; ver tb. sinonímia de ardil, estroinice, indecência e lubricidade

Como podemos ver, honestidade é o ato, a qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou uma instituição (empresa etc.), verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; é se mostrar sem malícia, é demostrar ter um bom caráter.


A verdade
As práticas desonestas denotam alguma verdade?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” ( Jo 14.6 - ARC).

Notemos a declaração do Senhor Jesus: “... Eu sou... a verdade...”
Será que podemos ser chamados de “pequenos cristos” (significado de cristão), se andamos de forma desonesta, enganando nosso próximo?

E o Senhor Jesus foi mais além nesta declaração: “... ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Isso quer dizer que se não andarmos em verdade, de forma honesta, descente, pura, sem mentiras, não seremos salvo, pois ser salvo é estar em Cristo, e guardados em Deus.

Em sua oração sacerdotal o Senhor Jesus rogou ao Pai por nós, dizendo:
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo 17.17 - ARC).

Vemos neste versículo que há uma perfeita identificação entre Jesus, a Verdade e a Palavra de Deus, por essa razão todos os que são de Cristo conhecem a verdade (2 Jo v.1) andam na verdade (2 Jo v.4) e recebem o testemunho da própria verdade (3 Jo v. 12).
A verdade é o padrão dos cristãos, e um emblema para todos que desejam servir a Deus.


O mundo
Vivemos dias de grande permissividade moral, onde a mídia secular exalta e promove os valores que levam a decadência moral e à troca de valores. Nossos olhos e ouvidos são bombardeados com mensagens, slogans e sugestões repulsivas e pecaminosas, e muitas delas são adotadas como modelo da atual geração.

A mídia usa pessoas “formadoras de opinião” em cujas vidas a libertinagem prevalece, que influenciam de forma negativa nossas crianças, adolescentes e jovens, motivando-os a denegrir seu comportamento com decisões absurdamente for a dos padrões estabelecidos na Palavra de Deus. Estes são mestres em enganar, assim têm feito à muitos que procura m neles espelhar-se.

Os princípios bíblicos são a fonte dos hábitos que mantém a pureza de coração. Cuidemos daqueles que nos foram confiados para ensinarmos, para que não haja um enfraquecimento de seus valores morais e éticos.


Vencendo a tentação
O termo tentação está sempre presente na vida do cristão. Satanás utiliza-se de meios e táticas, cada vez mais sutis, para tentar o povo de Deus. Como a serpente enrola-se e espreita par a dar o bote, assim tem feito dia após dia.

Os recursos divinos disponíveis para vencermos as tentações são: a vigilância, a oração, a fé, a Palavra de Deus e o Poder do Espírito Santo.
A tentação é um convite e uma instigação para o pecado e possui basicamente três origens: a carne, o mundo, e o diabo. Mas cabe a nós resistir, não aceitando desobedecer a Deus.

A Bíblia nos afirma:“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Co 10.13 – ARA).

Isto quer dizer que a tentação que nos sobrevém pode ser resistida, Deus não deixa sermos tentados acima de nossas forças. Então quando pecamos é porque cedemos, sem usar da reseva que Deus nos dá.

Não importa quão propicio ou lucrativo possa nos parecer um ato desonesto, devemos resistir, sabendo que conseqüências desastrosas virão sobre nossas vidas.
Uma das conseqüências é a perda da imagem de pessoa honesta, à partir da primeira desonestidade descoberta, os que nos conhecem perderão a confiança em nós, e será muito difícil reconquista-la novamente.


Decida seguir o caminho certo
A busca por um padrão de vida honesto e ético deve, portanto constituir-se no alvo de cada crente, sabendo que ele (a) tem responsabilidade para com Deus, e a Igreja.
A vida do cristão tem muito a ver com as suas relações com o mundo.
Deve haver uma relação harmônica entre o que cremos e o que praticamos

O cristão é um ser social como os demais seres humanos, logo temos uma vida ligada aos nossos semelhantes sob vários aspectos. Devemos agir com sabedoria, buscando agir com compreensão, bom relacionamento, cooperativismo, etc. Porém, de forma que sempre procuremos mostrar Jesus aos homens, vivendo como Ele viveria se estivesse em nosso lugar.

O Evangelho de Cristo é a base legitima de toda a ética e moral, isso em todos os sentidos.
Podemos através de nosso viver cotidiano impor aos que nos cercam, a mor al, os bons costumes, a honestidade, a solidariedade, o perdão, e ao amor – influenciando e trazendo benefícios aos nossos familiares, amigos, vizinhos e colegas de escola e trabalho.

Através de nosso viver vidas prenderão o que ser digno, honesto e confiável. Desejarão ser como nós, se assim agirmos verdadeiramente seremos “Sal da terra e Luz do mundo” (Mt 5.13,14).


Conclusão
Os hábitos contraídos por alguém trazem como conseqüências marcas no seu caráter.
A desonestidade resulta em grandes marcas na vida de quem a toma para pautar seus passos.

Honestidade é algo que devemos a nós mesmos, mais do que aos outros. Ser honesto é ser fiel consigo mesmo, com Deus e com o teu próximo.

A prática de hábitos saudáveis e honestos, irão formar naqueles que os praticam um caráter equilibrado, e um modelo de personalidade, aprimorando a vida moral do praticante, salientando-lhe também as virtudes espirituais.
Toda a glória do Evangelho está relacionada com a vida exemplar do cristão.
Vivamos, pois de forma que nossa vida venha a glorificar à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário