terça-feira, 1 de novembro de 2011

CPAD - LIÇÃO 6 – NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO

JOVENS E ADULTOS – CPAD
4º Trimestre 2011Tema: Neemias – Integridade e coragem em tempos de crise
Comentarista: Elinaldo Renovato


LIÇÃO 6 – NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO


Texto Bíblico: Neemias 8.1-3,5,6,9,10.


Texto Áureo:
“E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação [...] E leu nela [...] desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei” (Ne 8.2,3 – ARC).


OBJETIVOSSaber que um genuíno avivamento só pode ocorrer a partir do estudo e da prática da Palavra de Deus.
Compreender que a Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus.
Conscientizar-se de que o genuíno avivamento ocorre quando há entendimento da Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO
Avivamento (ainda que possa usar o termo - reavivamento) é movimento dentro do cristianismo, e/ou, protestantismo que enfatiza um retorno mais pleno a Deus. Movimento que impulsiona o ser humano em toda a sua natureza: emotiva, efetiva, intelectual e racional conduzindo-o a um viver mais espiritual. Tornando-o mais revigoroso, agindo com maior totalidade à chamada divina. Podemos dizer que é um renascimento da fé, da vocação. Um retorno ao principio, quando do encontro do ser com Deus.


Definição do vocábulo:
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:
Reavivamento
sm.
1. Ação ou resultado de reavivar, de fazer reviver:
[F.: reavivar + -mento.]

Vejamos a definição de avivar:
Avivar
v.
1. Tornar (-se) mais forte, mais ativo
2. Tornar (-se) mais vivo, ativo, animado ou visível.
3. Tornar (-se) mais vivo, alerta.
4. Trazer à mente, à memória.

Vemos neste relato do cap. 8, uma necessidade que sempre se repete na historia do povo de Deus – o reavivamento. Chega a ser surpreendente que apesar de tanto empenho, dedicação e perseverança demonstrado no trabalho de restauração dos muros, não tenha despertado a fé dos moradores de Judá. Porém isso nos mostra de forma inegável, que a Palavra de Deus é a única ferramenta usada pelo Espírito de Deus, não somente para a conversão, mas também para reavivar o ser humano


I. O POVO SE AJUNTOU NA PRAÇA PARA OUVIR A LEITURA DA LEI
Após haver concluído a restauração dos muros ao redor de Jerusalém, e o povo já estar devidamente instalados em suas residências, o povo reunir-se para ouvir a Palavra de Deus. Alguns estudiosos e historiadores sugerem que o cap. 8 de Neemias se encaixa na continuação da chegada de Esdras na Judéia, ou depois em Esdras cap. 10, se assim fosse o nome de Neemias nesta passagem seria uma adição posterior. Bem, debates à parte, o importante é que através do trabalho conjunto desses servos de Deus, o povo foi reavivado em sua fé.


1. Reunidos para ouvir a Lei
Todo o povo se reuniu na rua diante da Porta das Águas, e a Escritura Sagrada nos afirma que o povo se reuniu como um só, para fazer um pedido à liderança – que trouxessem e lessem o Livro da Lei de Moisés que o SENHOR Deus havia prescrito para a nação israelita. Que pedido maravilhoso!

Segundo o relato bíblico, Esdras estava sobre um estrado, uma plataforma de madeira, para que fosse visto por todos ali presentes (Ne 8.4) e ao seu lado se posicionaram treze sacerdotes (Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana, e Zacarias, e Mesulão), e quando Esdras iniciou a leitura, todo o povo ficou em pé e levantando as maos aos céus dizera: Amém! Inclinado-se com os rostos em terra diante do SENHOR Deus de Israel.

É interessante ressaltar que não somente os sacerdotes se posicionaram, mas também os levitas (Jesua, e Bani, e Serebias, e Jamim, e Acube, e Sabetai, e Hodias, e Maaséias, e Quelita, e Azarias, e Jozabade, e Hanã, e Pelaías), explicavam a Lei para o povo de forma clara e distinta para que todos pudessem compreender a leitura.

Que diferença dos que atualmente se autodenominam de “levitas” que acham que seu oficio é somente cantar e/ou, tocar, e quando chega ao momento da pregação da Palavra de Deus saem para fora da igreja, para conversar, e/ou, enviar mensagens, ou acessar redes sociais da internet através de seus celulares, em pleno horário que deveria ser dedicado unicamente para cultuar a Deus. Não é de se admirar que cantem “músicas gospels” que nada têm da Palavra de Deus, pois esses tais “levitas”, não conhecem a Deus e muito menos a Sua Palavra.


II. O ENTENDIMENTO DA PALAVRA GEROU O AVIVAMENTO
Durante sete dias, seis horas por dia, Esdras leu o livro da Lei (Ne 8.3, 18). Essa leitura pública da instrução (Torah) de Deus trouxe um verdadeiro arrependimento ao povo, resultando em um grande e verdadeiro reavivamento espiritual, pois recompor o povo nos preceitos divinos é impossível sem a Sagradas Escrituras.
O reavivamento que se seguiu foi marcado por:
a. Humilhação – expressa no jejum, roupas de saco e pó em suas cabeças;
b. Exclusão das práticas pecaminosas adquiridas com os estrangeiros;
c. Confissão de pecados
d. Anseio pelo estudo da Palavra de Deus
Os itens acima se enquadram em todos os relatos de reavivamento, tanto nos relatos bíblicos como nos modernos.

Só o ensino genuíno da Palavra de Deus produz um verdadeiro avivamento no meio do povo de Deus. Todos os verdadeiros avivamentos na história de Israel, no seio da igreja e ao longo dos séculos, só tiveram resultados duradouros quando começaram e prosseguiram alicerçados na Palavra de Deus. Vejamos alguns exemplos do que produz um genuíno avivamento:
• O genuíno reavivamento produz uma mudança de vida. (Rm 8.15-17; Rm 11.1-2; 2 Co 5.14-17);
• O genuíno reavivamento ilumina a mente e a razão com a Palavra e com o Espírito. (Rm 11.1-2; 1Ts 5.23; 2 Pe 3.18; Ec 7.25; 1Co 2.14- 16; Pv 1.5, Pv 3.13, Pv 4.5, Pv 14.33, Pv 19.8; Ec 9.16-18; Cl 1.9; Tg 1.5, Tg 3.17);
• O genuíno reavivamento produz frutos do Espírito Santo. (G1 5.16-26; Ef 5.18);
• O genuíno reavivamento age no ser total (Jr 31.31-33; Ez 36.25-28; ITs 5.23);
• O genuíno reavivamento produz unidade cristã. (1 Co 12.4-7; At 4.32);
• O genuíno reavivamento tem a oração como elemento fundamental. (Rm 12.12; Cl 4.2; 1Tm 2.1-2);
• O genuíno reavivamento produz um autêntico quebrantamento. (1 Pe 5.6; Sl 51.112; Rm 5.1; Ef 2.16-18).


III. OS RESULTADOS DO GENUÍNO REAVIVAMENTO
O AT descreve diversos avivamentos que ocorreram no meio do povo de Deus, tais como: reinado de Asa (2 Cr 15. 1-15); no reinado de Joás (2 Rs 11 e 12); no reinado de Ezequias (2 Rs 18. 4-7); no reinado de Josias (2 Rs 22 e 23); nos dias de Esdras e Neemias (Ne 8.1-18; 9.1-38), além de outros. Todos eles ocorreram em momentos de crise moral e espiritual, e tiveram como resultado:
• Obediência aos mandamentos divinos (2 Rs 18.6; 2 Rs 22.2; 23.3; Ne 9.38);
• Retorno do culto ao Senhor (2 Cr 15.8; II Rs 23.21-23; Ne 8.13-18);
• Destruição dos ídolos (2 Cr 15.8; 2 Rs 18.4; 2 Rs 23.4-20);
• Arrependimento, confissão e abandono do pecado (2 Rs 22.11; Ne 9.1-3);
• Entrega de ofertas e holocaustos ao Senhor (2 Cr 15.11; 2 Rs 11.11; 22.4-7);
• Prosperidade espiritual (2 Rs 18.6; 23.25);
• Oração sincera (Ed 8.21-23),
• Busca à Palavra de Deus (Ed 7.10),
• O temor ao Senhor (Ed 10.1)
• Louvor agradável a Deus (Ed 3.10,11).


CONCLUSÃO
Vivemos tempos difíceis, em meio a uma sociedade corrompida e perversa. Nestes dias de densas trevas, urge que a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo compreenda a posição que deve ocupar na terra – LUZ para iluminar e mostrar “O CAMINHO”.

Tenho ouvido muitas pessoas falarem acerca da necessidade de um reavivamento, porém os meios pelas quais querem utilizar para esse reavivamento, jamais o produzirá. Pois intentam fazer com louvorzão, encontros “animados” repleto de positivismo – “você é uma benção”; “Deus hoje está te dando vitória”, e etc., etc.

Temos visto no decorrer da lição de hoje que somente a pregação da genuína Palavra de Deus produzirá arrependimento e confissões de pecados. Não é um “positivismo patético afirmando que sou uma benção”. É eu reconhecer que preciso mudar de atitude, que preciso deixar as práticas pecaminosas: “o tramar contra meus irmãos” (fofoca); a exclusão (ignorar certas pessoas) que Deus ama e que Jesus morreu por elas. Enfim, deixar tudo o que sei (minha consciência me diz) que desagrada a Deus.

É lembrar que a maravilhosa graça divina me alcançou, me levou a cruz, e é através dela que prossigo no “CAMINHO”. Não é decretando isso ou aquilo que estou em Cristo, é vivendo no cotidiano a Sua Palavra. Deus é o mais interessado que a Igreja seja avivada, para que ocorram muitas conversões, milagres, curas, batismo com o Espírito Santo e manifestação dos dons espirituais. Por isso, busquemos, com todo fervor e devoção o genuíno avivamento, sabendo que o Senhor Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8). Avivamento, portanto, não é desvio, é volta. Avivamento não é sair da rota, é voltar para o caminho. Avivamento não é inovação, é restauração. Avivamento não é fuga da Bíblia, é volta para a Bíblia.


FONTES CONSULTADAS
• VINE, Dicionário. Editora CPAD – 3ª Edição/2003
• COENEN, Lothar; BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento
• STRONG, Léxico de. – Bíblia Online – Sociedade Bíblica do Brasil
• Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã – Editora Vida Nova – Edição 2009
• RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia – Editora CPAD
• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
• Bíblia Hebraica (Por David GORODOVITS e Jairo FRIDlIM) – Baseada no Hebraico e à luz do Talmud e das Fontes Judaicas – Editora SEFER, 1ª reedição, Rio de Janeiro/RJ, 2006.
• Bíblia de Jerusalém – Editora Paulus – Nova Edição revista e ampliada - 2002
• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
• Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – editora CPAD – Edição 2004
• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002
• Bíblia de estudos Dake – Editora CPAD e Atos, Rio de Janeiro/RJ, edição 2009
• TÜNNERMANN, Rudi. As reformas de Neemias: a reconstruçao de Jerusalém e a reorganização de Judá. Editora Sinodal, São Paulo/SP, 2011
• COLLEY, Peter. Perseverança: a qualidade de um vencedor. Biblioteca 24 horas. São Paulo/SP, 1º Edição, 2011.

Colaboração para EBDnet – Profª Jaciara da Silva – jaciara.dasilva@ebdnet.com.br www.ebdnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário